Páginas

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Aprendizado, por Eduardo Moreira

Não importa quanto você sabe sobr determinado assunto e sim quanto está disposto a aprender sobre ele.
Quando estive na fazenda de Monty Roberts para aprender suas técnicas, de todos os alunos eu era o que menos sabia. Lembro-me até hoje do momento quando Monty pediu aos participantes que se apresentassem. “Meu nome é Felix, sou um jóquei sul-africano e recordista de meu país em número de vitórias em competições”, começou o primeiro. “Meu nome é John e sou membro da equipe de hipismo da Austrália e estive nas últimas Olimpíadas”, seguiu o próximo. E assim por diante, até chegar a hora em que eu me apresentei. Sem saber o que falar, optei pela verdade. “Meu nome é Eduardo, comprei uma égua pela internet, sofri um acidente e vim aqui para aprender como lidar com ela sem usar violência”. Todos riram, inclusive eu. O que eu não imaginaria é que aquele seria meu maior trunfo neste curso. Ser uma folha em branco.

Quando ministro meus cursos, posso perceber a dificuldade em aprender as técnicas do Join Up pelas pessoas que possuem anos de experiência lidando com cavalos. O que os atrapalha, em primeiro lugar, são os vícios e pré-conceitos que possuem, que os impedem de adotar as técnicas desenvolvidas por Monty exatamente da forma como são passadas. Em segundo lugar, estão tão preocupados para não falhar em algo que alguém com muito menos experiência que eles sobre cavalos aprendeu – no caso eu, que não conseguem ter a calma ou a paciência necessárias para executar a técnica.

Dentro do redondel é importante se livrar de todas preocupações, preconceitos, pré-julgamentos e focar na comunicação que deve ser estabelecida com o cavalo. Só assim é possível obter sucesso na aplicação da técnica. Gosto de usar este exemplo como uma alegoria para a vida. A humildade para aprender e a coragem de aplicar o método sem interferências externas servem como fórmula de sucesso para muitas outras coisas que fazemos com nossas vidas. Funciona com cavalos. Funciona com pessoas. Boa sorte!

Fonte: http://www.mundoequestre.com.br/aprendizado/
Foto: arquivo Revista Mundo Equestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário